Em foco: O Club Penguin News

Por ---Tags:

Olá, pinguins!

Desde que foi criado, em 24 de outubro de 2005, que o Club Penguin tem um jornal destinado a informar os jogadores sobre as principais novidades da ilha, o Club Penguin News. É uma publicação semanal, que atualmente é lançada às quartas feiras, cuja edição mais recente pode ser lida clicando no ícone de jornal na parte superior esquerda da tela. E hoje, por sugestão do Beiu, resolvi dedicar-lhe esta edição do Em Foco, na qual vamos falar da sua históriaformatocontribuidores e, ainda, na última parte da postagem, revelar algumas curiosidades divulgadas por Cody Vigue, um antigo membro da equipe do CP que todas as semanas criava a nova edição do jornal. Apesar da postagem ser longa, não deixem de ler a última parte.





Quem escreve o jornal e onde podemos encontrá-lo

A maioria dos artigos do Club Penguin News são escritos pela Tia Arctic que durante dois anos, entre maio de 2006 e abril de 2008, foi apenas responsável por uma rúbrica, o "Pergunte à Tia Arctic", onde respondia às questões colocadas pelos jogadores. Em abril de 2008 ela assumiu as funções de Editora-Chefe passando a supervisionar todo o jornal. Vejam abaixo o artigo do Club Penguin News em que foi anunciada a sua promoção.

Mas o Club Penguin News conta também com contribuições de outros pinguins famosos, como Rockhopper, Gary, Cadence, Sensei e Rookie, que escrevem alguns dos seus artigos e, em algumas ocasiões, até tomam o lugar de Tia Arctic na coluna "Pergunte à Tia Arctic".


Também os jogadores podem enviar contribuições para o jornal como desenhos, perguntas, piadas e adivinhas. Para isso só tem que ir até à parte inferior da segunda página e clicar nos respetivos links. Para aumentar as chances de verem as suas perguntas aparecer no jornal, perguntem algo que provavelmente muitos pinguins querem saber. Se as suas contribuições forem publicadas no jornal, a Tia Arctic vai avisar por um cartão postal.


É ainda de referir que Durante a Operação Apagão, nas edições nº 369, 370, e 371, o Club Penguin News foi trocado pelo Club Herbert News.

Relativamente a onde podemos encontrar o jornal, como já dissemos, a edição mais recente pode ser lida clicando no ícone de jornal na parte superior esquerda da tela e podemos encontrar as seus últimas edições clivando no arquivo verde situado na Caldeira.

O antigo e o novo formato do Club Penguin News

primeira edição do Club Penguin News foi lançada em 24 de outubro de 2005 e, até dezembro de 2005, todas as edições eram em preto e branco.


Inicialmente, até à edição nº265, o jornal continha uma capa em formato clássico de jornal, dobrado ao meio, e páginas em formato de livro. A capa do jornal tinha em cima o título de três artigos, em abaixo à esquerda ficava o índice, que apresentava todo conteúdo do jornal, e em baixo no lado direito uma imagem da matéria principal. Ao clicarem nos itens do índice ou nos títulos das matérias destacadas na capa os jogadores eram direcionados para as respetivas páginas que eram numeradas com letras maiúsculas, que indicavam a secção do jornal, seguidas de números, que indicavam as diferentes páginas de uma mesma secção. O jornal era entregue às quintas-feiras.



A partir de 18 de novembro de 2010, o jornal ganhou um novo formato, que se mantém até agora, passando a ter apenas duas longas páginas, que os jogadores podem ver de cima a baixo usando o mouse. Normalmente, a primeira página contém dois artigos iniciais, muitas vezes relacionados com o que está acontecendo no momento na ilha, um terceiro artigo, com um resumo das novidades que estão para chegar, que às vezes é substituído pela rúbrica "Rumores na Ilha", e a rúbrica "Pergunte à Tia Arctic". Na segunda página do jornal, temos uma primeira matéria que pode ser a resposta da Tia Arctic a uma pergunta específica, quadrinhos ou um desenho enviado pelos jogadores, o "Confidencial", com revelações sobre segredos do CP ou dicas, e, no lado direito, algumas piadas enviadas pelos jogadores. Atualmente as novas edições do Club Penguin News são lançadas às quartas-feiras.


Para os que conheceram a versão mais antiga do jornal, é evidente que o Club penguin News perdeu muito com a remodelação. A nova versão do jornal, para além de ter muito menos páginas e artigos, deixou de ter os habituais quebra-cabeças e reduziu muito a parte que era feita através da contribuições dos jogadores. Mas, para poderem comparar melhor os dois formatos, assistam ao vídeo abaixo que o @Povilho preparou:



Por detrás das cenas

Mas se o jornal perdeu tanto assim porquê a mudança? É esta e outras perguntas que vamos ver respondidas abaixo por Cody Vigueum antigo membro da equipe do CP (ele saiu em janeiro de 2013) responsável pela execução do Club Penguin News que, há umas semanas atrás, em conversa com alguns jogadores de CP revelou muito do que se passava nos bastidores do jornal.

Durante uma dada época, antes da remodelação do Club Penguin News, o jornal antigo era todo o trabalho de Cody Vigue, ao qual ele dedicava 40 horas por semana, e mantinha também uma pequena equipe sempre ocupada. Na segunda-feira redigiam e elaboravam o guião. Na terça-feira e na quarta-feira ele escrevia os artigos e o trabalho envolvia também ler um monte de e-mails que a Tia Arctic recebia. Encontrar e selecionar piadas, poemas, perguntas e desenhos enviados pelos jogadores era um trabalho feito à mão e havia toneladas de critérios. Depois era mais um dia para a equipe ter tudo definido e editado. E, você sabe, eu era novo.

Com a remodelação do jornal Cody Vigue estima que, se fosse necessário, conseguiria fazer todo o trabalho (esboço / redação/ edição / formatação) em cerca de 8 horas. Todo esse tempo extra que ele ganhou permitiu-lhe fazer outras coisas legais, como o Defensor do Sistema, e também algumas festas, peças, minigames, scripts de personagens, operações e um monte de coisas na vida real.

Assim, na opinião do antigo membro da equipe, a redução do tempo de produção do jornal, proporcionada pela remodelação do Club Penguin News, certamente que valeu a pena. Fazendo uma análise de custos, era dispendioso manter a versão antiga e a equipe queria trabalhar em coisas legais. E, geralmente, quando CP reduz em alguma coisa, é para aumentar outra coisa qualquer e com esta redução as pessoas que trabalhavam no jornal ganharam mais tempo para fazer outras coisas incríveis para os jogadores, como por exemplo o Defensor do Sistema.

Outro dos assuntos debatidos entre Cody Vigue e os jogadores foi a rúbrica do Club Penguin News "Pergunte a Tia Arctic", que é uma rúbrica que gera alguma controvérsia, quer pelo tipo de perguntas que são incluídas nessa rúbrica, que muitas vezes parecem muito obvias e desnecessárias (por exemplo, "Como faço para mudar minha cor?"), quer por muitos acharem que não se trata de perguntas realmente colocadas pelos jogadores mas sim elaboradas pela equipe. Mas Cody Vigue esclareceu essas dúvidas.

Eram milhares as perguntas, adivinhas, poemas e piadas que chegavam diarimente à caixa de email da Tia Arctic, sempre com coisas loucas incluindo poemas e outras coisas que, segundo Cody Vigue "abalavam as suas meias". Muitas vezes também recebiam perguntas iguais ou muito parecidas e isso ocorria principalmente após algum acontecimento na ilha que chamasse a atenção dos jogadores e que gerasse conversa entre eles. Por exemplo, quando lançavam um novo catálogo super popular, sobre o qual os jogadores falassem muito, no dia seguinte Cody Vigue recebia entre 1000 a 20 000 perguntas, do tipo "Como posso decorar meu iglu?, "Tia Arctic, o que é isso de  iglu que eu continuo a ouvir falar?". Para a maioria dos jogadores, as respostas para essas perguntas são óbvias mas para alguns dos mais novos não são e esse tipo de perguntas era enviado muitas vezes para a Tia Arctic.

Relativamente à dúvida que se levanta dessas questões não serem realmente enviadas pelos jogadores, até porque muitas vezes os nomes que aparecem no jornal são trocadilhos,  Cody Vigue afirma que que a equipe lia as questões e as escolhia da caixa de email da Tia Arctic, que era ele mesmo que fazia isso, e era pago para o fazer. Ele tinha um ficheiro com milhares de perguntas e piadas colocadas à Tia Arctic. E quanto ao porquê de muitas vezes usarem nomes falsos tem a ver com o fato de algumas questões serem  colocadas por vários jogadores e também porque a equipe não queria que se os jogadores mais novos, evitassem fazer perguntas se as suas questões fossem noobs. As crianças são sensíveis.

O que acharam da postagem e dos comentários de Cody Vigue? Embora a parte inicial da postagem não seja novidade para a maioria dos jogadores, em minha opinião, os comentários de Cody Vigue foram importantes principalmente por nos permitirem entender o porquê de o CP às vezes fazer algumas opções que a nós jogadores, não nos parecem lógicas. Por exemplo, com certeza que nenhum jogador gostou da remodelação do jornal mas agora, conhecendo os motivos, acho que se entende perfeitamente a mudança. Comentem e até mais!

Joaninha 7

Créditos ao Beiu pela ideia da postagem, ao Povilho, pelo vídeo, à Club Penguin Wikide onde retirei grande parte das imagens que usei na postagem, ao PinguRafaarsNature Pedrinho, pela linda foto, e finalmente ao RiyitaCPTrainman1405 e Tecno70, que foram os jogadores que "entrevistaram" Cody Vigue, permitindo-nos assim ter conhecimento de toda esta informação.

 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.