[Pokémon] Teambuilder #1 - Pokémon HeartGold e SoulSilver

Por ---Tags:



Olá pinguins! Tudo bem com vocês? Aqui é o Sonic! Hoje estou aqui para fazer um novo quadro, o Teambuilder! Nesse quadro, eu vou montar times de Pokémon que eu acho ideais para determinados jogos da franquia. Todos os times que colocarei aqui foram testados no jogo, por isso sempre haverá um atencioso processo até que eu poste uma parte nova desse quadro. No Teambuilder, focarei mais em derrotar a Elite 4 + Campeão, mas também citarei às vezes os gym leaders e outros treinadores. Enfim, o jogo escolhido dessa vez é Pokémon HeartGold e SoulSilver, remakes dos clássicos Pokémon Gold e Silver! Agora que tudo está explicado, vamos para o time!


Typhlosion

Moves:

Flamethrower
Eruption
SmokeScreen
Rollout

Item: Charcoal

Habilidade: Blaze

Descrição: Para começar, a sempre polêmica decisão do Pokémon inicial. Muitos vão achar melhor escolher o Totodile como inicial, e eu bem que entendo essa decisão por ele conter um moveset completo, mas por preferência pessoal e pelo fato de conseguir suprir todas as funções do Feraligatr com outros Pokémon, prefiro escolher o Typhlosion mesmo. Enfim, esse inicial tem moves interessantes que se conterem o item e habilidade requeridos acima tornam os golpes de fogo muito mais poderosos. O Charcoal é um item fácil de se conseguir, logo após completar a quest do Farfetch'd na Ilex Forest basta ir na casa do lenhador em Azalea City e falar com quem estiver lá. Com essa vantagem, você pode se aproveitar da Speed alta de Typhlosion e usar um Eruption para liquidar com o adversário. E se o PP acabar, ainda tem 15 Flamethrowers à disposição. O SmokeScreen serve para quando a batalha está complicada e você precisa diminuir a accuracy do oponente. Por fim, o Rollout será bem útil contra Lance, pois todos seus Pokémon são voadores, logo um golpe do tipo Rock que fica mais forte a cada turno poderia ser um pesadelo para ele. Para ter as características citadas, é necessário que Typhlosion seja treinado até o Level 57, o que não deve ser um desafio já que desde o início de sua jornada você deve usar seu starter em batalhas frequentemente.

Ampharos

Moves:

Light Screen
Discharge
Thunder Punch
Signal Beam

Item: Exp. Share

Habilidade: Static

Descrição: Ampharos é um Pokémon que desde cedo pode ser seu companheiro, já que logo na Rota 32 é possível encontrar uma Mareep, sua pré-evolução. Também é importante que ele seja treinado no mínimo até o Level 52, com a ajuda do Exp. Share que pode ser obtido após dar uma Red Scale (item obtido após derrotar o Gyarados Shiny do Lake Of Rage) ao Professor Pokémon, Exp. Share esse que escolhi para ser o item de Ampharos porque assim ele poderá subir de level mais algumas vezes conforme os oponentes vão sendo derrotados. A habilidade escolhida foi Static, pois há uma chance de paralisar o adversário com ela. Os moves são Light Screen, que reduz drasticamente o poder do ataque de Pokémon inimigos, Discharge e Thunder Punch, ambos golpes elétricos com chance de paralyze, e Signal Beam, que será muito útil contra WillKaren por ser um golpe do tipo Bug. Além disso, ele ainda tem chance de dar confusion.


Furret

Moves:

Whirlpool
Cut
Strength
Rock Smash

Item: Silk Scarf

Habilidade: Qualquer

Descrição: Na linguagem popular de Pokémon, Furret é um HM Slave, ou seja, sua principal função é ter os HMs desprezíveis em batalhas porém úteis em sua jornada, e ele é perfeito para exercê-la. Sentret, sua pré-evolução, pode ser encontrado logo na primeira rota do jogo. Os moves são Whirlpool que o permite passar por redemoinhos, Cut que permite cortar árvores pequenas, Strength que permite mover rochas e Rock Smash que permite quebrar rochas. É basicamente isso. Eu nem daria muito destaque para esse Pokémon pelo motivo citado acima e nem me preocuparia em usá-lo em batalha, mas se você quiser treiná-lo para poder dar algum trabalho por mais que pequeno, não é uma má escolha. Durante as batalhas, o item mais útil pode ser a Silk Scarf (encontrada em New Bark Town), que aumenta o poder dos golpes de tipo Normal, que são maioria no move-set de Furret. A habilidade fica à sua disposição, já que essa criatura não será tão privilegiada, mas se fosse para sugerir algum eu sugeria Keen Eye, que impede o Pokémon de ter sua accuracy reduzida.


Lapras



Moves:

Confuse Ray
Surf
Hydro Pump
Ice Beam

Item: NeverMeltIce

Habilidade: Water Absorb

Descrição: Lapras talvez será o mais útil desse time todo. Seu Ice Beam de 90 de poder, 15 de PP e 100% de accuracy combinado com o item NeverMeltIce (encontrado no Ice Path) é 6x efetivo contra os Dragonites poderosos de Lance, assim sendo a melhor opção para enfrentá-lo. Ainda de quebra ele pode aprender Confuse Ray, Surf através de HM e Hydro Pump, todos também ótimos golpes. O HP desse Pokémon também o torna muito resistente. Lapras está sempre disponível na Union Cave nas noites de sexta-feira como um Pokémon estático na água, logo recomendo Dive Balls para capturá-lo. Para completar, ele tem a habilidade Water Absorb, que aumenta o HP do Pokémon caso ele seja atingido por um golpe aquático, permitindo assim fazer bons predicts. Recomendo treinar Lapras pelo menos até o Level 55 devido a sua importância no time, e para isso também recomendo capturá-lo na sua primeira oportunidade e treinar ele ao longo de sua aventura para não tornar a tarefa de upar seu Level tão entediante como se espera.


Steelix


Moves:

Earthquake
Crunch
Curse
Double-Edge

Item: Quick Claw

Habilidade: Rock Head

Descrição: Steelix é uma opção um pouco exótica para essa ocasião, porém eu gosto bastante desse Pokémon. Seu moveset é um dos mais variados do jogo, com golpes de Rock, Steel, Dragon, Normal e Dark. Realmente foi um desafio escolher seus golpes, mas acabei ficando com Earthquake (obtido através de TM encontrada na Victory Road) para bater de frente com Koga, que não conseguirá atingir Steelix com golpes poison, Crunch para enfrentar Will, Curse para aumentar o ataque e defesa e Double-Edge que, combinado com a habilidade Rock Head, não dará recoil e será um golpe muito OP se for usado corretamente. Como não é surpresa, a Speed de Steelix é terrível, e é por isso que lhe dou o item Quick Claw (obtido no National Park após conversar com uma NPC), que ocasionalmente permitirá seu Pokémon a se mover primeiro. Não vou mentir, a tarefa de capturá-lo pode ser bem frustrante, já que a porcentagem de encontrá-lo na Cliff Cave é de apenas 2%, por isso é preciso ser bem cauteloso na grande hora. Essa zona já estará disponível logo após você completar a quest de curar Amphy na Lighthouse, portanto sugiro capturá-lo logo nessa oportunidade. O level ideal para Steelix seria na casa dos 52, logo é importante que você treine ele o máximo que puder.

Noctowl


Moves:

Shadow Ball
Air Slash
Extrasensory
Roost

Item: Shell Bell

Habilidade: Keen Eye

Descrição: Por fim, um Pokémon adorado por muitos, Noctowl. Noctowl tem um moveset bom o suficiente para enfrentar Will, Bruno e Koga, já que ele pode aprender Shadow Ball através de TM (obtido ao derrotar o gym leader Morty), Air Slash, Extrasensory, que é um dos golpes mais poderosos do jogo por ter 80 de poder, 30 PPs e 100% de accuracy, e Roost, que restora 50% do HP. Talvez o único problema desse Pokémon é que seus stats são muito baixos e você pode ter certa dificuldade para derrotar Bruno, que é o nosso foco com Noctowl. Por causa disso, ponho um Shell Bell para ele segurar, pois esse item adiciona sempre um pouco de HP no fim de cada turno, porém isso também pode ser resolvido ao explorar outras tipagens que temos nesse time. A habilidade que escolhi foi Keen Eye, cuja função já foi explicada na descrição de Furret. Sua pré-evolução Hoothoot pode ser encontrada em várias rotas do jogo ao simplesmente dar Headbutt em árvores, porém se você quiser capturar um Noctowl diretamente, eles aparecem nas Rotas 43 e 47. É importante que você treine esse Pokémon a um level em torno de 55, pois como comentei antes, ele tem alguns dos piores stats desse time, porém tem muito potencial se treinado conforme citei.

Treinando o Time

Vocês devem ter percebido que eu falei muitas vezes em treinar, porém não citei muitos detalhes, e é isso que farei agora. Um bom lugar para treinar seus Pokémon é na Victory Road. Os Pokémon selvagens de lá são os de melhor level até esse momento, logo a quantidade de exp. obtido também é maior. Um item de uso fundamental durante os treinamentos é o Exp. Share (forma de obtê-lo já foi detalhada na descrição de Ampharos), que deve ser segurado pelo Pokémon ao qual você quer upar de level. Esse item duplica o exp. obtido caso ele esteja em batalha ou copia caso ele não esteja. Por experiência pessoal, essa é uma tarefa muito demorada caso você obtenha os Pokémon apenas depois de derrotar todos os ginásios, por isso já tenho recomendado nas outras descrições que você capture-os logo na sua primeira oportunidade e treine-os individualmente sempre que puder. Eu sei que mesmo assim será um pouco chato, mas confie em mim, valerá a pena. A sensação de derrotar a Elite-Four e o Champion é incrível, e todo seu trabalho duro não será jogado fora.

Porém, enfrentar a E4 e o Campeão não se trata apenas de treinar. Você também pode se preparar de outras maneiras, usando poções e revives, por exemplo. Algo que sugiro é que você guarde dinheiro para comprar 15 Revives, 15 Max Potions e 15 Super Potions, o que daria exatamente 82500 moedas.  Recomendo comprar esses itens na loja de departamento de Goldenrod City. Também sugiro que você economize nos Elixirs e Ethers, já que eles restoram o PP de seus Pokémon.

Conclusão

Cada Pokémon desse time compensa os defeitos do outro, o que faz dele bastante eficiente ao longo do jogo. Alguns deles podem ser capturados já nas primeiras rotas do jogo como foi detalhado nas descrições acima. Todos os ginásios podem ser facilmente derrotados explorando os variados moves da equipe, por isso é necessário que você saiba o mínimo de fraquezas e vantagens dos tipos de Pokémon. Porém, há dois ginásios que podem ser exceção, o de Whitney e o de Clair. O de Whitney é inclusive um ícone de dificuldade no universo Pokémon, com sua Miltank super poderosa de Level 19. Quilava, seu provável inicial no momento, não conseguirá suportá-la devido ao seu Rollout, golpe super efetivo contra ele, por isso a melhor opção será treinar Mareep até mais ou menos o Level 25, onde já estará na forma de Flaafy com stats e golpes melhores, e usá-la, já que seu dano é normal. Mas se quiser, também treine Quilava até o mesmo nível para dar mais apoio. No outro ginásio o problema será o Kingdra de Nível 41 de Clair, que já me rendeu muitos black-outs. Para ser franco, seu time todo é um problema, já que todos seus Pokémon têm stats acima de 400 e Levels altíssimos. Typhlosion não fará estrago algum contra ela, mas Ampharos e Lapras farão. Ampharos por si só poderá dar conta de Gyarados com seus golpes elétricos, e Lapras poderá destruir seus Dragonairs e bater de frente com Kingdra, já que ele tem uma combinação poderosa de Ice Beam + NeverMeltIce e a habilidade Water Absorb, que fará proveito de todos os Hydro Pumps de Kingdra. Nem preciso dizer que você terá que upar bastante os Levels de ambos Pokémon, preciso?

Contra seu rival, você sempre terá uma desvantagem quanto ao inicial. Mas no nosso caso, podemos supri-la com Ampharos, já que o starter do adversário será um Feraligatr. Quanto ao resto do time, não haverá muito problema. Sneasel poderá ser derrotado por Typhlosion, Golbat poderá ser derrotado por ambos Ampharos e Lapras, Magneton pode ser derrotado por ambos Typhlosion e Steelix, Kadabra pode ser derrotado por Ampharos, Steelix e Noctowl e Haunter poderá ser derrotado por Steelix e Noctowl. Lembrando que eu levei em consideração o time da batalha da Victory Road, seus times são diferentes em batalhas anteriores, porém no final das contas não há tantas mudanças entre eles.

Agora vamos para a Elite Four. Will talvez será o membro de lá mais fácil de derrotar. Para enfrentá-lo, temos o Signal Beam de Ampharos, o Crunch de Steelix e o Shadow Ball de Noctowl. Koga também não é muito difícil de se enfrentar, pois temos o Earthquake de Steelix para liquidar a maioria de seus Pokémon. Crobat será uma exceção, mas temos Ampharos para lidar com ele. Partindo para Bruno as coisas complicam um pouco. Todos os seus Pokémon menos Onix, que poderá ser derrotado por Lapras, são do tipo lutador, e apenas Noctowl tem os golpes super-efetivos contra ele, sendo que seus stats não são tão bons. Porém, caso sinta dificuldade, basta trocar para Typhlosion e terminar o serviço. Para finalizar a E4, Karen, que domina o tipo Dark. Essa é outra batalha onde poderemos ter certa dificuldade, já que ela tem uma grande variedade de Pokémon no time dela. Vileplume pode ser dominado por Typhlosion, Gengar pode lidar com Steelix com seu Crunch e Noctowl com seu Shadow Ball, Umbreon e Murkrow podem lutar contra Ampharos e Houndoom pode enfrentar Lapras. Já contra Lance a dificuldade é mais por conta do Level, já que seus Pokémon são os mais bem treinados que enfrentaremos até então. Para derrotar Aerodactyl e Gyarados sugiro o Ampharos, e contra o Charizard a melhor escolha é Typhlosion com seu Rollout. Para enfrentar o poderoso trio de Dragonites dele, sugiro ambos Lapras com seu Ice Beam e Typhlosion com seu Rollout.

Bom, por enquanto é só pessoal. Gostaram do quadro? Querem mais edições? Qual jogos vocês querem ver a seguir? Deixem nos comentários! Bom pessoal, vou ficando por aqui. Fiquem bem e até mais!

 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.